Rafael Simoni
Engenheiro agrônomo especialista em Hidroponia
A solução nutritiva é o veículo que fornece a água e a maior parte dos 16 nutrientes essenciais ao vegetal, portanto, deve ter equilíbrio osmótico, salino e de pH, de modo a oferecer cada nutriente na quantidade mais próxima da ideal.
Uma solução bem elaborada será balanceada nutricionalmente, permitindo assim dar condições para que a planta expresse a sua melhor performance de desenvolvimento, aliada à qualidade e durabilidade do produto final.
Para a alface
A solução nutritiva ideal é aquela que supre a demanda nutricional da planta de forma mais eficiente e completa. Existem várias formulações de solução nutritiva, e a maioria delas está ao alcance do técnico ou produtor.
No Brasil, a solução mais conhecida é a do professor Pedro Furlani, e serve como referência para a produção de folhosas de Norte a Sul do País. Partindo desta, técnicos e produtores realizam pequenos ajustes, adequando a solução às variáveis, como duração do dia, variedade cultivada, manejo, temperatura, microclima da estufa, entre outros, sempre tomando o devido cuidado pra que todos os nutrientes sejam disponibilizados de forma equilibrada.
Nutrientes de maior importância
Os nutrientes são divididos entre macronutrientes, que são absorvidos em maior quantidade, e micronutrientes, estes absorvidos em menor quantidade. Embora o senso lógico comum leve a crer que os macronutrientes tenham maior importância para a planta, o que de fato ocorre é que todos os nutrientes essenciais são importantes para o desenvolvimento vegetal.
A falta, a simples insuficiência ou excesso de um já prejudica as funções vitais e consequente crescimento da planta. Por isso o produtor deve ficar atento ao constante manejo e acompanhamento dos parâmetros da solução.
Resposta da alface à solução nutritiva
Por ser uma espécie de crescimento rápido, a resposta à solução nutritiva também é rápida. Tanto respostas positivas como negativas são rapidamente impressas no estande de plantas que está sendo nutrido.
Uma solução que está em conformidade com o que é exigido pela planta resultará em um estande bem sucedido. O contrário também é verdadeiro. Por isso a importância da correta elaboração e manutenção de parâmetros da solução.
Manejo
O acompanhamento do pH e Condutividade Elétrica deve ser rigoroso, com no mÃnimo uma leitura por dia, ou mais, dependendo do caso, para assim orientar uma resposta rápida sobre as ações a serem tomadas.
Assim que detectada a alteração de algum parâmetro, como pH ou Condutividade Elétrica, este deve ser imediatamente corrigido. A troca da solução é variável. Produtores com sistema coletivo de bancadas (um reservatório atende várias bancadas) costumam efetuar a troca em períodos pré-estabelecidos na rotina da horta, variando de uma semana até um mês.
Já produtores que usam o sistema individualizado de bancadas efetuam a troca a cada ciclo de colheita da bancada, que pode variar de 14 a 18 dias. A recomendação é de que se efetue a troca total da solução ” acompanhada de limpeza do reservatório – sempre que esta começar a dar sinais de enfraquecimento ou desbalanceamento, ou houver acúmulo de matéria orgânica provindo de folhas e raízes.
É recomendado efetuar as trocas nas horas de temperaturas mais amenas, pois o estresse sofrido pela planta é menor. Com a rotina ou orientação de um técnico, o produtor avaliará a melhor estratégia para substituição total.
Como reaproveitar a solução nutritiva
A solução nutritiva descartada do cultivo da alface é ainda riquÃssima em termos de nutrientes. Ela só é substituÃda porque depois de determinado tempo de uso e correções, tende a não mais atender as exigências de um sistema de produção considerado de alta performance e rápida resposta.
Sendo assim, a solução descartada da substituição pode ser reaproveitada, por exemplo, em regas periódicas em jardins e gramados, em plantas de vaso, floreiras e até para cultivo de forragem verde hidropônica, dependendo da disponibilidade de espaço, mão de obra e mercado.
Outra aplicação é o uso desta solução como adubação complementar em frutÃferas, lembrando que é necessário o cuidado de não exagerar na dose pra se evitar a salinização do solo ou do substrato.
Há casos de produtores que comercializam parte da solução para floriculturas e empresas de paisagismo. Ainda, pode ser reaproveitada para regas em cultivos de ervas condimentares e aromáticas em substrato.