Marcos VinÃcius de Oliveira Gonçalves
Graduando em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras ” UFLA e membro do Grupo de Estudos em Herbicidas, Plantas Daninhas e Alelopatia ” GHPD
Giovani BeluttiVoltolini
Graduando em Agronomia pela UFLA, membro do GHPD e do Núcleo de Estudos em Cafeicultura ” NECAF
Larissa Cocato da Silva
Graduanda em Agronomia pela UFLA e membro do NECAF
Pela crescente demanda mundial por alimentos, cada vez mais surgem novas tecnologias visando elevar a produtividade das culturas em todo o mundo. Neste sentido, a batata, que é um dos alimentos base na alimentação humana, evolui com o surgimento de tecnologias visando maior viabilidade de cultivo, assim como maior produção por unidade de área.
O uso de bioativadores surge como uma técnica complementar ao manejo corriqueiro da cultura, com o objetivo de elevar a produtividade, agregar maior resistência a estresses ambientais e maior assimilação de nutrientes.
Benefícios
A produtividade da batata depende de vários fatores, desde o plantio até os cuidados a serem tomados com a colheita, e entre esses cuidados está o manejo adequado, como controle de plantas daninhas, calagem, adubação, e também complementos da adubação, como insumos que atuam como bioativadores.
A utilização desses produtos na cultura da batata é um incremento para sua nutrição, com o efeito de auxiliar no metabolismo dessa solanácea. Estes produtos auxiliam no crescimento e desenvolvimento da planta, refletindo em sua produtividade, que está diretamente ligada ao peso fresco e quantidade de tubérculos e, portanto, é notório durante a colheita.
Os Ãndices de maior produtividade se correlacionam com os ganhos no sistema radicular promovido pelo papel desempenhado pelos bioativadores no metabolismo da planta, estimulando o maior crescimento e lhe assegurando maior propensão à absorção de nutrientes pela planta.Isso se dá também pela maior densidade do sistema radicular, que, consequentemente, fará maior exploração do solo por nutrientes.
Durante o ciclo de desenvolvimento das culturas, os bioativadorespodem, dependendo de sua composição, concentração e proporção das substâncias, estimular o crescimento vegetal por meio de uma maior divisão, elongação e diferenciação celular, e, dessa forma, aumentar a capacidade de absorção de nutrientes e água, refletindo diretamente no desenvolvimento (germinação de sementes, crescimento e desenvolvimento, floração, frutificação, senescência) e na produtividade das culturas.
Atuação
Esses bioativadores vêm ganhando espaço no mercado nacional por apresentarem melhora significativa na produção, como aumentos na produtividade e principalmente na qualidade da batata, por meio de alterações fisiológicas na planta, ligadas diretamente ao seu metabolismo, o que possibilita maior multiplicação e alongamento celular de tecidos vegetais.
Com maior diferenciação no tecido celular, a batata desenvolve mais raízes e tubérculos, o que para essa solanácea é de extrema importância, porque assim aumenta sua capacidade de absorção de nutrientes, convertendo em acúmulo de amido, maior desenvolvimento de tubérculos e, consequentemente, gerando maiores produtividades.
Incrementos às raízes
Os bioativadores fornecem às plantas a quase totalidade dos aminoácidos (glicina, ácido aspártico, ácido glutâmico, alanina, prolina, arginina, hidroxiprolina, lisina, leucina, tirosina, histidina, metionina, treonina, isoleucina, valina, fenilalanina, cistina e triptofano) e estes são precursores imediatos na síntese de enzimas relacionadas ao processo da transdução da energia solar em compostos orgânicos de reserva e energia, como o amido e a glicose, respectivamente. Ainda, exercem extrema importância na defesa das plantas contra patógenos e estresses abióticos.
A cultura da batata, por apresentar grandes dificuldades na absorção de diversos nutrientes, com destaque para o fósforo, necessita de equilíbrio nutricional, assim como pronta disponibilidade para que suas raízes possam extrair do solo as quantidades requeridas de cada nutriente e em dado momento de maior necessidade da cultura.
A utilização de bioativadores vem contribuindo neste sentido, assegurando o maior desenvolvimento do sistema radicular e, consequentemente, maior facilidade de absorção.