25.6 C
São Paulo
quinta-feira, janeiro 23, 2025
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Influência dos aminoácidos na nutrição das plantas

Influência dos aminoácidos na nutrição das plantas

Giancarlo Couto da Costa

Engenheiro agrônomo, pós-graduado em Gestão do Agronegócio, produtor rural e consultor

giancarlocouto@yahoo.com.br

 

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

A busca por novas alternativas que visem o aumento de produtividade da soja tem sido alvo constante de pesquisadores e produtores. Dentre as técnicas para aumentar a produtividade da soja, a adubação foliar vem sendo muito difundida pelas empresas de fertilizantes.

Estudos fisiológicos sobre a absorção de nutrientes via foliar têm sido realizados, principalmente no que se refere às barreiras de penetração, espaços de caminhamento, mecanismos e fatores que afetam a absorção (BOARETTO; ROSOLEM, 1989).

Embora não se tenha muitos dados sobre absorção de aminoácidos via foliar, Castro (2009) relata a importância destes na absorção e transporte dos nutrientes minerais através da membrana celular, visto que as formulações organominerais, nas quais os nutrientes estão ligados a compostos orgânicos, tais como aminoácidos e proteínas de origem vegetal, representam a última geração de fertilizantes foliares no mercado.

Funções

Várias funções têm sido atribuídas aos aminoácidos, tais como: componentes das proteínas, precursores de hormônios vegetais endógenos, quelantes de nutrientes e agroquímicos, maior resistência ao estresse hídrico, à alta temperatura e ao ataque de patógenos e pragas.

Além disso, os aminoácidos favorecem a nutrição da planta, por meio de uma redução do gasto de energia para a síntese de proteínas.

Absorção de nutrientes

Os aminoácidos têm grande permeabilidade na cutícula da folha, e dessa forma aumenta a eficiência da absorção foliar. Segundo Ashmeadet al.(1986), quando o mineral é anexado aos aminoácidospor meio do processo de quelatização, há uma maior penetração na membrana cuticular e uma velocidade maior do que o previsto por difusão simples, sugerindo que aminoácidos ligantes têm propriedades promotoras de permeabilidade.

Existem grandes vantagens em utilizar um aminoácido que apresenta efeito quelatizante com o nutriente mineral, em vez de cátions livres. A sua absorção no tecido vegetal é mais rápida do que os montantes equivalentes de cátions não complexados em água devido ao efeito de aumento da permeabilidade dos aminoácidos sobre a cutícula em uma aplicação foliar, em que a carga iônica do metal é neutralizada pelos aminoácidos de uma maneira semelhante aos quelatos sintéticos.

Isso evita que o metal seja submetido às forças de atração e repulsão presentes na cutícula da folha (HSU, 1986). Taiz e Zeiger (2004) relatam que os aminoácidos podem ser transportados através de membrana plasmática da célula por meio de transportadores tipo simporte, penetrando na célula paralelamente à entrada de H+.

 

Os aminoácidos aumentam a eficiência da absorção foliar - Crédito Ana Maria Diniz
Os aminoácidos aumentam a eficiência da absorção foliar – Crédito Ana Maria Diniz

Vantagens

A vantagem dos fertilizantes foliares oriundos do uso de aminoácidos é que a absorção e transporte dos nutrientes minerais por meio da membrana celular são mais rápidos e facilitados. Este efeito é devido à ação quelante (substância com a capacidade de fixar íons metálicos, formando um complexo) do aminoácido e, como os aminoácidos têm grande permeabilidade na cutícula, dessa forma aumentam a eficiência da absorção dos nutrientes provenientes da fertilização foliar.

Como o processo de absorção é mais rápido, evita-se que o nutriente fique por muito tempo na cutícula e epiderme da folha, o que evita perdas do produto aplicado por lavagem pela chuva e as carências nutricionais podem ser corrigidas com maior velocidade.

 

Benefícios

Os fertilizantes foliares contêm, principalmente, os nutrientes catiônicos Ca, Mg, K, Fe, Cu, Zn e Mn e as culturas onde são aplicados são as mais variadas possíveis. Efeitos positivos da aplicação de aminoácidos com nutrientes já foram constatados em: cana-de-açúcar, algodoeiro, feijão, uva, mangueira, alface, milho, soja, etc.

Esses efeitos positivos são devido à aplicação do nutriente em si, e também à diminuição do estresse da planta causado por fatores relacionados a clima, pragas, etc.

Desta forma, fica evidente a importância da utilização de fertilizantes foliares nas culturas, por manter a planta sadia e amenizar o efeito da carência nutricional de algum nutriente e, também, à importância dos aminoácidos para a complexação, pois o mesmo auxilia na velocidade com que o nutriente é absorvido pelas folhas, melhora o aproveitamento do fertilizante e a participação direta dos aminoácidos no metabolismo da planta, amenizando possíveis estresses.

 

Fertilizantes + aminoácidos

Fertilizantes foliares enriquecidos com aminoácidos costumam ter um custo um pouco mais elevado que os quelatizados sintéticos, mas não significa que terá um custo/ha maior. Como a absorção destes produtos com aminoácidos é bem mais rápida, poderá tornar o processo mais eficiente, e assim resultar em ganho de produtividade.

Vale ressaltar que a eficiência destes fertilizantes foliares está condicionada à correta tecnologia de aplicação.

Essa matéria você encontra na edição de junho 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

 

Inicio Revistas Grãos Influência dos aminoácidos na nutrição das plantas