A safra de grãos 2017/18 está sendo favorecida pela regularização das chuvas. Segundo informações do Instituto Climatempo, a tendência é que o clima se mantenha favorável para a produção de grãos no período.
De acordo com Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista, o desenvolvimento da safra mineira ocorre dentro do esperado, após passados os atrasos das chuvas. Desse modo, a tendência para os próximos dias é de pancadas de chuva em várias localidades do Estado.
Com o aumento da umidade como consequência das chuvas, a preocupação dos produtores será o controle das doenças, principalmente da ferrugem da soja. A Conab prevê que o Estado colha 13,24 milhões de toneladas de grão na temporada, volume que, se alcançado, será 5,9% menor que o recorde atingido em 2016/17.
Noroeste
O clima mais favorável para a safra de grãos tem animado os produtores. De acordo com o engenheiro agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), as chuvas estão regulares e ideais para o desenvolvimento da safra 2017/18 de grãos.
A regularização das chuvas nas áreas produtoras de café é considerada fundamental para a recuperação dos cafezais, que nos últimos anos sofreram com a escassez hÃdrica.