
Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) para cultivo orgânico. As sementes da hortaliça foram multiplicadas e serão distribuídas pela Isla Sementes, empresa campeã da chamada pública realizada pela Epagri no início do ano. Os interessados em cultivar a alface Litorânea podem comprar as sementes em casas agropecuárias ou no site da empresa: www.islasementes.com.br
Origem
O cultivar é resultante de um extenso trabalho de seleção de plantas de alface, realizado dentro do sistema orgânico de cultivo, iniciado em 2008. O objetivo foi obter plantas mais produtivas, pendoamento tardio e menor suscetibilidade às doenças foliares, conforme explica Rafael Morales, pesquisador em Olericultura da Epagri, que liderou o projeto de desenvolvimento da hortaliça.
“Como resultado dessa pesquisa foi obtido uma cultivar muito promissora, selecionada para o sistema orgânico, mas que serve para o produtor de alface convencional igualmente”, ressalta Morales.
A produção da cultivar geralmente apresenta crescimento semiereto, peso médio de cabeça de 300 g no momento da colheita, diâmetro de cabeça de 40 cm e número médio de 44 folhas por planta. Seu ciclo tem em torno de 50 dias no verão e 60 no inverno.
“Ao visitar lavouras de alface litorânea e ver a satisfação do agricultor com o aumento de produtividade, confirmo as expectativas iniciais e vislumbro um futuro muito promissor para a alface Litorânea. Fico seguro de saber que o produtor estará levando para casa uma cultivar que não deixa a desejar em nada quando comparada com outras cultivares disponíveis no mercado”, finaliza o pesquisador.