28.6 C
São Paulo
quarta-feira, abril 30, 2025
-Publicidade-
Inicio Destaques Ácidos húmicos x produtividade

Ácidos húmicos x produtividade

Krishna de Nazaré Santos de OliveiraEngenheira agrônoma – Universidade Federal da Amazônia (UFRA)krishna.oliveira14@gmail.com

Thiago Feliph Silva FernandesEngenheiro agrônomo e mestrando em Agronomia/Produção Vegetal – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCAV/UNESP), Campus de Jaboticabal – SPthiagofeliph@hotmail.com

Lucas Guilherme Araujo SoaresTécnico agrícola e graduando em Agronomia – UFRAlucasifpa@gmail.com

Mamão – Crédito: Brapex

Há necessidade de aumentar a produção agrícola para atender a demanda mundial por alimentos, que está diretamente ligada à utilização, em larga escala, de insumos agrícolas. Embora os benefícios dos insumos para a cultura cultivada possam ser observados em termos de incremento ao desenvolvimento, se não forem manejadas adequadamente, terão um impacto negativo na sustentabilidade dos solos agrícolas a longo prazo (Loss et al., 2010).

Neste contexto, compreender que o solo é um sistema rico, com microrganismos em contínua evolução e que a matéria orgânica fornece energia e nutrientes necessários para sua sobrevivência, garante modelos agrícolas mais sustentáveis, com maior eficiência de utilização dos nutrientes e reduz a dependência de fertilizantes.

A matéria orgânica

A matéria orgânica do solo é composta por uma mistura de compostos em vários estágios de decomposição, que é causada pela biodegradação dos resíduos vegetais e animais pela atividade sintética de microrganismos (De Carvalho, 2018). Consequentemente, temos como produtos substâncias que podem ser classificadas como húmicas e não húmicas, sendo este último formado por compostos com propriedades químicas claras, como polissacarídeos, aminoácidos, açúcares, proteínas e ácidos orgânicos com substâncias polares baixas.

Por outro lado, as substâncias húmicas (SH) possuem carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre na sua composição estrutural. É válido ressaltar que as SH são subdivididas em ácido húmico, ácido fúlvico, ácido algínico tecidual e húmus, de acordo com suas características de solubilidade, e não têm propriedades químicas e físicas claras.

Considerando especificamente os ácidos húmicos, é relatado na comunidade científica que essa substância está envolvida em diversos processos fisiológicos e bioquímicos das plantas, tais como: fotossíntese, sínteses de ácidos nucleicos e nos ciclos de desenvolvimento e produtivos (Canellas et al., 2005; Caron, 2015).

Ação no solo

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Destaques Ácidos húmicos x produtividade