25.6 C
São Paulo
quarta-feira, janeiro 22, 2025
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Telas protegem florada das hortaliças

Telas protegem florada das hortaliças

Pablo Henrique de Almeida Oliveira
Mestrando em Produção Vegetal – Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
pablohenrickk@gmail.com
André dos Santos Melo
Mestrando em Entomologia – UFRPE
andre.mello004@gmail.com

A iluminação é essencial para o desenvolvimento vegetal, no entanto, há plantas que necessitam de pouca radiação solar e outras de radiação solar intensa. Portanto, as condições de radiação devem ser ideais para determinados tipos de planta.
O excesso de radiação pode ser prejudicial para os vegetais, pois ocorre o aumento da temperatura interna da planta ocasionando uma injúria momentânea, que pode vir a atrapalhar o seu desenvolvimento. Para isso, telas são importantes para amenizar o estresse vegetal e favorecer os mesmos.

Benefícios das telas para a floração

As telas reduzem a intensidade da radiação, ajustando a distribuição dessa radiação na melhor forma, principalmente, em locais de alta luminosidade e temperatura. Com a redução da temperatura e uma luminosidade adequada, a planta é favorecida por vários fatores, por exemplo, diminuição da fotorrespiração, aumento do rendimento e produtividade da cultura e, ainda, da qualidade das folhas (Silva et al., 2015; Silva et al., 2019).
Além disso, parâmetros como número de flores e, consecutivamente, frutos, são beneficiados. Portanto, a temperatura, a intensidade, a duração e a qualidade de luz alteram as características de qualidade, como: tamanho, coloração, espessura da folha, massa das frutas e hortaliças, teor de sólidos solúveis e vitamina C (Chitarra e Chitarra, 2005).

Implantação e manejo das telas

Para a implantação das telas, Silva (2018) menciona que se deve colocar as estacas de madeira que servirão de base, e que estas devem possuir a mesma distância de largura da tela. As estacas devem ser enterradas numa profundidade de 50 cm e com uma altura externa mínima de 2,5 metros.
Colocadas as estacas, faz-se um furo na parte superior e lateral da estaca para colocar o arame galvanizado de 2,75 mm de diâmetro, e depois torcê-lo sobre o próprio eixo do arame. O arame deve ficar bem esticado, ou pode-se colocar uma catraca presa à estaca para prendê-lo e fortalecer o esticamento.
Esse procedimento deverá ser feito em todas as estacas, emendando por meio do arame todos os troncos de estaca. Por fim, joga-se a tela com a porcentagem e coloração específica para a cultura que se está trabalhando.

Produtividade

Nos trabalhos de Frisina e Escobedo (1999) e Radin et al. (2004), a cultura da alface apresentou maior produtividade pelo maior sombreamento, pois as intensidades das radiações eram menores e refletidas, enquanto as radiações difusas eram menores, favorecendo a produção de folhas maiores e maior quantidade de biomassa por planta.
As telas de sombreamento são alternativas para a boa produção, pois proporcionam um microclima, levando em consideração a temperatura, a radiação e a umidade relativa do ar no interior do telado.
Porém, o material a ser utilizado deve ser escolhido em função da época, da espécie e do local (Rodrigues et al., 2008). Em síntese, a tela adequada para o vegetal cultivado proporcionará uma maior produtividade.

Resultados de campo

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Revistas Hortifrúti Telas protegem florada das hortaliças