A importância do cálcio para a qualidade do morango

0
75

Dário Pauletto

Engenheiro agrônomo M.Sc. e diretor técnico da Pauletto Agronegócios

dario@paulettoagro.com

Foto: Dário Pauletto

A água desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das plantas e na absorção de elementos importantes para a nutrição. A absorção da água ocorre nas radicelas, e então é transportada pelo corpo da planta até as folhas e posteriormente transferida para a atmosfera através da transpiração.

A água constitui de 80 até 95% da massa dos tecidos vegetais em crescimento e viabiliza a maioria das reações bioquímicas celulares, atuando como um excelente solvente. A absorção de água diminui quando as raízes são submetidas a baixas temperaturas ou condições anaeróbicas (encharcamento).

Juntamente com o processo de absorção de água pelas raízes, estas absorvem íons inorgânicos em baixas concentrações da solução do solo, que são translocadas para diversas partes da planta, onde serão transformadas por meio de diversas funções biológicas.

Assim, é de suma importância o uso eficaz e de maneira equilibrada dos nutrientes em forma de fertilizantes para garantir uma nutrição mais adequada. Os nutrientes oferecidos às plantas são determinantes para o desenvolvimento, produtividade e qualidade dos frutos pós-colheita.

Portanto, quando temos alta concentração de nutrientes na solução nutritiva, podemos ter dificuldade na absorção de água devido ao enrijecimento das paredes celulares, resultando na perda de produtividade da planta. Por outro lado, quando a concentração de nutrientes é baixa, temos a diminuição do teor de massa seca vegetal, podendo gerar a ruptura da parede celular e a possível necrose dos tecidos, perdendo qualidade e afetando a produção.

Entendendo as funções do cálcio

O cálcio desempenha diversas funções fisiológicas nos processos químicos e físicos da planta. Por isso, é fundamental entender qual a necessidade de equilibrar a nutrição em relação ao elemento. Este nutriente é consumido pelas plantas em quantidades variadas e é essencial para manter a integridade estrutural e funcional das membranas e da parede celular.

Sua deficiência acarreta a necrose de regiões meristemáticas jovens, como os ápices radiculares ou folhas jovens. A necrose em plantas de lento crescimento pode ser precedida por uma clorose generalizada, e o sistema radicular pode ficar curto e altamente ramificado.

Este nutriente é responsável pelo desenvolvimento e expansão dos tecidos vegetais, e é associado ao mecanismo de regulação que origina a parede celular, sendo transportado no xilema pelo processo de fluxo de massa.

Por ser dependente das vias físicas e moleculares de circulação de água, a concentração do cálcio depende do fluxo de água no xilema pela transpiração, da formação de complexos pouco solúveis ou insolúveis e de mecanismos celulares de transporte de água.

Sendo assim, frutos que apresentam baixas taxas de transpiração têm a distribuição do cálcio limitada. Na composição da solução nutritiva com relação ao potássio e cálcio, temos o potássio sendo absorvido em grande quantidade pelas raízes na forma iônica (K+). Depois disso o íon é transportado e redistribuído por toda planta, ou seja, tem alta mobilidade.

Já o cálcio (Ca2+) é absorvido de forma passiva, sendo transportado pelo fluxo de massa. Podemos perceber que a absorção do cálcio só ocorre se a concentração na solução nutritiva for menor que a concentração no interior da planta. Assim, o íon caminha para a parte aérea com o processo de transpiração da planta.

Formas de aplicação de cálcio

Podemos aplicar o cálcio no solo como forma de corrigir a acidez (calagem), fundamental para o crescimento das raízes, e com a adubação. Temos também as fontes de cálcio solúvel, que podem ser aplicadas no solo via fertirrigação.

Além dessas opções, encontramos o elemento em soluções de hidroponia e soluções nutritivas para fertirrigação em substrato. Como um complemento nutricional, podemos aplicar o cálcio via foliar, sendo uma opção interessante para proporcionar frutos com mais resistência pós-colheita.

A adubação foliar por meio da pulverização com cálcio diretamente nos frutos é uma técnica tradicional em algumas culturas, como a do tomate e da maçã, com o objetivo de evitar deficiências nos frutos.

Ainda temos poucos estudos que analisem a aplicação do cálcio nos frutos de morango em pré-colheita, mas sabe-se que a fixação do elemento nas paredes celulares contribui para a estabilização deste tecido e, consequentemente, melhora na integridade e shelf life.

Alguns fatores que afetam a disponibilidade de cálcio para a nutrição do morangueiro são: equilíbrio entre o potássio e o cálcio; equilíbrio da irrigação, mantendo a uniformidade e a relação iônica entre o potássio e o cálcio.

Linha de cálcio da Pauletto Fertilizantes

A empresa Pauletto Agronegócios possui em sua linha de fertilizantes três opções com o uso do elemento cálcio. Cada um deles tem uma forma de aplicação e cuida de fatores nutricionais diferentes.

Entenda a seguir as características de cada um dos produtos da Linha Cálcio:

  • Cálcio Mais: fertilizante líquido à base de cálcio, indicado para aplicação via foliar em todas as culturas, podendo ser utilizado em pré-florada, pós-florada e na finalização dos frutos. Dentre os resultados observados com o uso do produto estão: aumento da eficiência de absorção devido à presença de aminoácidos; promoção de uma melhoria na formação dos frutos; aumento da resistência dos frutos pós-colheita e promoção do equilíbrio com outros nutrientes, como o boro, molibdênio e magnésio. Contém cloreto de cálcio em sua formulação, o que favorece a integridade estrutural dos frutos.
  • Cálcio 1: fertilizante líquido à base de cálcio indicado para fertirrigação em solo; contendo molibdênio, boro e solução equilibrada de cloreto de cálcio e nitrato de cálcio. Suas vantagens na aplicação em solo são: fornecimento eficaz de cálcio e melhoria no desenvolvimento radicular.
  • Cálcio 10: fertilizante líquido à base de cálcio, indicado para solução nutritiva e hidroponia, contendo molibdênio, boro e solução equilibrada de cloreto de cálcio e nitrato de cálcio. É uma solução pronta para o uso, sendo de fácil aplicação.

Lembrando que toda aplicação de produtos de nutrição deve ser acompanhada e recomendada por um profissional habilitado.