Doença típica de cultivos de verão, em que é mais frequente a ocorrência de altas temperaturas e alta umidade, a mancha bacteriana (Xanthomonas spp.) vem se tornando importante também mesmo fora dessa estação, o que pode causar grandes prejuízos aos produtores. Isso por que mesmo em épocas de outono, primavera e inverno, essas condições podem aparecer, já que estamos em um país de proporções continentais e tropical.
Mesmo com a ocorrência dessa doença as plantas ainda podem ser comercializadas, porém a produtividade diminui, com a retirada das folhas danificadas e sua consequente perda de peso e volume. Para os produtores que vendem por peso essa influência é direta, e mesmo para os que vendem por unidade o volume final de uma alface por exemplo fica prejudicado, podendo causar queda no preço final negociado ou até mesmo a busca por mercadoria de outros locais que não estejam com esse problema.
Por esses motivos é que durante todo o ano devemos ficar atentos às condições de temperatura e precipitação e nos antecipar em nosso manejo, minimizando os riscos com a incidência dessa bacteriose. Outra importante ferramenta é a utilização de variedades que possuam um bom nível de resistência para a doença.
Clique aqui para conhecer o portfólio de sementes da Enza Zaden e acompanhe o perfil das redes sociais para mais notícias e informações
Autor: