Fábio Olivieri de Nobile – Professor titular do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB) – fabio.nobile@unifeb.edu.br
Maria Gabriela Anunciação – Engenheira agrônoma – UNIFEB
Os microrganismos utilizados na agricultura estão se tornando insumos de sucesso que auxiliam produtores de culturas diversas em diferentes vertentes. Temos, no mercado, produtos que auxiliam a nutrição das plantas, controle de insetos, nematoides e fitopatógenos.
Hoje, além da inoculação de soja, temos muitas outras aplicações de microrganismos na agricultura que vêm ganhando produtores pelo Brasil todo. Portanto, a pesquisa acerca desse tema tem ganhado cada vez mais espaço.
Sustentabilidade
É preciso lembrar que a agricultura moderna está embasada nos pilares da sustentabilidade e busca integrar aumentos produtivos com responsabilidade socioambiental. Uma ferramenta utilizada atualmente que garante incrementos expressivos de produtividade e diminui os impactos ambientais causados por resíduos de insumos químicos é a implementação de produtos biológicos no sistema de cultivo.
Com o aumento da população, é urgente que a produção de alimentos se correlacione positivamente, de forma que é necessário contornar os estresses bióticos e abióticos, de maneira a não agredir o solo e torná-lo mais positivo.
O setor privado tem procurado até mesmo no banco de microrganismos de universidades e agências de pesquisa, de forma a estabelecer parcerias de sucesso que trazem muitos benefícios paras as plantas. Os produtos retornados dessas parcerias apresentam benefícios para a agricultura, tanto no aspecto econômico quanto produtivo.
Ao enriquecer a microbiota do solo estamos cuidando para que a rizosfera das plantas cultivadas trabalhe positivamente e as culturas consigam expressar seu máximo potencial produtivo. As tecnologias microbiológicas se apresentam como uma ferramenta promissora, que vem ganhando destaque mundial e sendo cada vez mais aceita por produtos de diversos tamanhos e níveis tecnológicos.
Bacillus aryabhattai
Uma dessas tecnologias que vem ganhando espaço, especialmente na cultura do milho, é resultado de mais de uma década de pesquisa da Embrapa. O microrganismo capaz de mitigar o estresse hídrico, Bacillus aryabhattai, é um marco na agricultura tropical, que sofre muito com os impactos do estresse hídrico, este que é de causa quedas na produtividade de importantes culturas em diversas regiões do País.
Leia mais
Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.