Os híbridos de beterraba proporcionam maior qualidade e produtividade
Felipe Scodro
Consultor técnico de vendas da Bejo Sementes do Brasil
Embora a beterraba seja adaptável ao cultivo nas mais diversas condições ambientais brasileiras, a produtividade desta cultura é 40 a 50% menor quando cultivada no período de verão, quando ocorre maior umidade e temperatura elevada, o que favorece a ocorrência de doenças e pragas.
Atualmente, estão sendo introduzidas novas cultivares híbridas, que apresentam boa adaptação às mais variadas condições climáticas e ambientais. Também podem demonstrar maior resistência a doenças foliares e maior precocidade em relação às cultivares tradicionais. Além disso, produzem beterrabas com coloração uniforme, sem anéis concêntricos mais claros, como ocorre em outras cultivares.
Prejuízos causados por fungos
Os prejuízos causados por fungos são de grande importância, pois a cultura perde capacidade fotossintética, as plantas ficam estressadas e seu ciclo é alongado, com perda de qualidade de raiz e queda de produtividade.
As condições propÃcias para o ataque de fungos à cultura são: temperatura elevada com alta umidade, plantas com baixa nutrição, solos não corrigidos, maiores problemas também após chuvas fortes, que causam pequenas lesões nas folhas, assim abrindo portas para os fungos.
Em todos os meses os ataques são complicados, mas a pressão aumenta em épocas mais chuvosas, com temperaturas elevadas, como o “nosso verão“.
Â
Híbridos x convencionais
Quando comparamos esses dois conceitos, devemos nos atentar ao que o nosso mercado está absorvendo. Para isto, já foi comprovado que as sementes híbridas de beterraba apresentam muito mais qualidade de raízes, melhor coloração externa e interna, sem a presença de anéis brancos, além de qualidade como pele extremamente lisa, inserção foliar pequena, formato arredondado e maior produtividade.Estas características nos permitem melhores resultados na comercialização, agregando valor ao produto, seja para indústria ou consumo in natura.
Investimento
O investimento nomaterial híbrido sempre é maior quando comparado com as OP’s (comum). Em contrapartida, o produtor terá um material que vai resultar em qualidade e produtividade e defácil aceitação no mercado.
Também sempre gosto de ressaltar que custo alto é quando investimos em materiais que não respondem à qualidade e produtividadeesperada. Acredito que é correto investir em sementes que nos proporcionem produtividade para atender às necessidades do mercado, demonstrando comprometimento com os nossos clientes.
Vale a pena?
Â
Sim, vale muito a pena investir nas híbridas!Este investimento alto resulta em qualidade e produtividade, fator que não conseguÃamos alcançar com os materiais OP’s. Os híbridos de beterraba chegaram para ficar, e assim conseguimos atender toda a necessidade exigida pelo nosso mercado.
Porém, temos muito a melhorar,como materiais mais resistentes e assim por diante, mas já se pode observar uma grande evolução em nossas lavouras quando comparado com a produtividade do passado.
Acompanhei todo o processo de troca de materiais OP’s para híbridos e ajudei a introduzir a beterraba Boro no mercado, hoje um híbrido que é líder nacional. Claro que tivemos dificuldade quanto ao custo da semente,comparado com os OP’s, mas a sua superioridade em relação aos outros materiais comprova que a diferença de valor supera a qualidade e produtividade.
Novidade
Hoje temos uma nova virose encontrada há pouco tempo no Brasil, que já é grande problema em países da Europa, chamada Rhizomania. Ela é transmitida por um fungo (Polymyxabetae), e mostra grande agressividade, podendo permanecer no solo por vários anos.
É de fácil migração, pois é carregada por implementos agrícolas,sobrevive em condições adversas, restos de cultura, podendo dizimar lavouras inteiras, dependendo da época de contaminação. Esta virose tem como sintoma plantas raquÃticas e até a falência de plantas.
Seus sintomas podem ser observados no desenvolvimento massivo de raízes secundárias finas e com pelos que podem dar à raiz principal uma aparência áspera e peluda.