Controle de nematoides: biológicos e resíduos orgânicos

0
179
 
Crédito Ana Maria Diniz

Rafael Rosa Rocha

rafaelrochaagro@outlook.com

Rayla Nemis de Souza

rayla.ns@outlook.com

Engenheiros agrônomos e mestrandos em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola – Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Marla Silvia Diamante

Doutora em Agronomia/Horticultura – UNESP

marlasdiamante@gmail.com

O Brasil perde em torno de R$ 38 bilhões em todas as culturas por redução de produtividade provocada pela presença de nematoides no solo, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e isso não é diferente em HF.

Para controle de nematoides, resultados positivos têm sido observados com a associação de produtos biológicos, a exemplo de Bacillus e Trichoderma, com resíduos orgânicos, como cama de frango, cascas de café e outros.

O efeito benéfico individual de produtos biológicos e de corretivos orgânicos no controle de nematoides já é bem documentado. No entanto, menor número de trabalhos tem sido realizado para avaliar a associação de compostos orgânicos com os biológicos.

Alguns destes têm apresentado resultados promissores no controle de Meloidogyne. A associação entre tais estratégias pode ser promissora, visto que os corretivos orgânicos podem atuar como substrato nutricional para a multiplicação dos microrganismos. Isso ocorre devido à liberação de substâncias dos resíduos orgânicos durante o processo de decomposição, associado à ação patogênica dos microrganismos citados.

Entenda melhor

O controle biológico é uma medida eficiente e economicamente viável, cujo objetivo é reduzir populações de patógenos por meio de organismos vivos, que ocorrem na área ou são introduzidos com a finalidade de controlar determinado patógeno.

Dentre os organismos mais estudados, destacam-se fungos e bactérias, no qual podemos citar o gênero de fungos Trichoderma e as bactérias do gênero Bacillus. A aplicação de matéria orgânica vem sendo cada vez mais estudada por apresentar resultados satisfatórios no controle de patógenos.

Funciona?

Vários materiais orgânicos apresentam eficiência comprovada no controle de nematoides, reduzindo de forma significativa o uso de produtos químicos. São inúmeras as possibilidades de materiais orgânicos com eficiência no controle de nematoides, sendo estes de origem animal ou vegetal, incluindo casca de arroz queimada, cama de frango, torta de filtro, casca de café, resíduos de brássicas, torta de mamona, entre outras.

Nas características físicas, a matéria orgânica dos resíduos proporciona aumento na estabilidade dos agregados, bem como na porosidade do solo, o que melhora a aeração e a capacidade de infiltração e retenção de água.

Já nas propriedades químicas, a matéria orgânica atua aumentando a capacidade de troca catiônica, na complexação de elementos tóxicos e contribui para a estabilidade do pH, enquanto que seus efeitos sobre os atributos biológicos estão relacionados com o fornecimento de carbono, energia e nutrientes para os microrganismos, o que impulsiona sua proliferação e biodiversidade.          

O Trichoderma

O gênero Trichoderma tem ação no controle de fitopatógenos e na promoção de crescimento vegetal e, por serem organismos versáteis, podem atuar de diversas formas no controle de nematoides, como pela produção de toxinas, modificações dos exsudatos radiculares, ou pela colonização do fungo em locais característicos de penetração do nematoide.

Os fungos do gênero Trichoderma apresentam eficiência no controle de nematoides, podendo atuar por meio de diversos mecanismos, como parasitismo, indução de resistência e promoção de crescimento de plantas.

A utilização de Trichoderma spp. como agente de controle de fitopatógenos tem cada vez mais sido estudada, pois além de apresentar eficiente controle, os fungos ocorrem em todo o mundo, podendo ser facilmente encontrados e isolados, além de não causarem risco à saúde humana e ao meio ambiente, e serem facilmente propagados devido à rápida taxa de crescimento e produção de conídios.

Estes fungos produzem diversas enzimas extracelulares, como as lipases, capazes de degradar reservas energéticas e atuar nos lipídeos das membranas dos nematoides. Como já citado, ele tua inibindo fitopatógenos habitantes de solo.

Além do efeito direto sobre os fitopatógenos, o fungo Trichoderma também pode atuar na decomposição de matéria orgânica e na degradação de resíduos tóxicos em solos contaminados com agrotóxicos.

No controle dos nematoides, as bactérias do gênero Bacillus são muito eficientes, atuando na fitoproteção por meio de compostos (toxinas) que interferem no ciclo reprodutivo dos nematoides no solo, pela formação de biofilmes no sistema radicular das plantas, além de melhorias na qualidade do solo.

Pesquisas

Diversos trabalhos de pesquisa demonstraram que o uso de estercos de aves e bovinos podem ser efetivos no controle de fitonematoides. A incorporação de matéria orgânica no solo é uma prática tão antiga como a própria agricultura.

Esta prática, além de aumentar a fertilidade e melhoria da estrutura do solo, pode proporcionar uma redução na população de nematoides e melhorar a sanidade das plantas, tornando-as mais tolerantes e favorecendo uma maior população de microrganismos antagonistas aos nematoides no solo em função da maior disponibilidade de nutrientes.

Resíduos transformados em matéria orgânica

Toda e qualquer matéria orgânica é passível de decomposição. A depender da composição da matéria em questão, este processo pode ser mais rápido ou mais lento. Podemos entender a decomposição da matéria orgânica como sendo um processo natural de reciclagem.

Microrganismos transformam as substâncias originais em gases ou produtos que posteriormente serão reintegrados aos diferentes ciclos de vida dos muitos organismos encontrados no nosso planeta.

A matéria orgânica é degradada em partículas menores e em nutrientes, desta forma, esses nutrientes são devolvidos ao meio e podem ser reaproveitados por outros organismos e pelas plantas cultivadas.

Um dos resíduos mais expressivos da produção avícola de corte, devido ao volume gerado e ao potencial de poluição, é a “cama aviária ou cama de frango”, composta pelo material absorvente utilizado sobre o piso dos galpões, para servir de leito para as aves.

Naturalmente, a cama recebe adições de excretas, restos de ração, água e penas, as quais vão aumentando com o tempo. Outro resíduo seria a casca de café, que é um subproduto da própria fazenda de produção de café, que após o beneficiamento resulta em uma grande quantidade desse material, que possui excelente potencial para a lavoura, oferecendo melhoria das condições físicas, químicas e biológicas do solo.

A decomposição desse tipo de matéria orgânica no solo resulta, muitas vezes, em compostos altamente tóxicos aos vermes (nematoides), e também pode propiciar condições para o crescimento das populações de inimigos naturais dos nematoides, principalmente de fungos e bactérias.

Fique atento

É importante salientar que o nível de controle do nematoide por meio do uso de matéria orgânica é dependente do tipo, origem e quantidade de composto utilizado; do método de compostagem; do estágio de maturação do composto; composição populacional dos microrganismos que decompõem a matéria orgânica; além da espécie de nematoides e da microbiota do solo.

Observa-se, então, que a interação da matéria orgânica com a planta e a microbiota do solo envolve processos dinâmicos e complexos. O manejo de nematoides por meio de substâncias orgânicas está relacionado ao efeito combinado de mecanismos de ação direta ou indireta que ocorre durante a decomposição da matéria orgânica, visto a necessidade de estudos e associação de agentes biológicos para potencializar o controle de nematoides.