Â
Programa Lavoura Limpa, da Syngenta, disponibiliza site com informações sobre o manejo das daninhas – que podem comprometer até 80% da produtividade das lavouras –
e app para monitoramento de infestações
Â
As principais informações e soluções para o manejo de daninhas resistentes ao glifosato já estão à mão de agricultores de todo o Brasil. O site do programa Lavoura Limpa da Syngenta ” www.lavouralimpa.com.br – já está no ar, atuando como um verdadeiro portal de conhecimento referente ao problema, que pode comprometer significativamente a produtividade das lavouras.
A partir dele, qualquer usuário pode acessar informações técnicas, depoimentos de agricultores e especialistas, e dados aprofundados sobre soluções Syngenta para o controle de daninhas resistentes. Além disso, é possível contar com um recurso inovador, atualizado constantemente pela equipe Syngenta. Trata-se de um contador de perda financeira diária caso o agricultor não faça o manejo adequado.
“Este recurso evidencia a importância de agricultores atentarem para o manejo adequado, combinando diferentes soluções que atuam em momentos distintos das culturas afetadas, a fim de combater o alto risco representado pelas daninhas“, afirma Leandro Bessa, gerente de portfólio de herbicidas da Syngenta.
Lançado recentemente, o programa Lavoura Limpa está diretamente conectado a um dos principais compromissos assumidos por meio do Plano de Agricultura Sustentável da empresa, que visa aumentar em até 20% a produtividade média das principais culturas do mundo.
Aplicativo Monitoramento de Alvos
De modo a ampliar e inovar o controle de daninhas com base em um histórico de monitoramento mais efetivo, agricultores podem também contar com o aplicativo Monitoramento de Alvos. Por meio dele, podem lançar a contagem de daninhas e ter literalmente à mão o acompanhamento de infestação em suas propriedades. O app também traz informações importantes por meio de uma galeria de imagens de de identificação de plantas e permite a geração relatórios que podem ser enviados em tempo real por email, diretamente do app.
“Por meio das informações lançadas pelos produtores, poderemos disponibilizar em breve, a todos os usuários do app, um mapa de pressão de daninhas, que também possibilitará o envio de alertas e a visualização, em tempo real, sobre o deslocamento de daninhas no território brasileiro“, conclui Bessa.
O aplicativo Monitoramento de Alvos está disponível para Windows Phone, Android e iOS.