Synara Silva – Mestranda em Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (UFLA) – synarasilv@gmail.com
Marcelo Antônio de Sousa Gouvêia – Engenheiro agrônomo – Instituto Federal de Minas Gerais, campus Bambuí – marcelogouveiatc@gmail.com

O tomate está entre as hortaliças de maior importância mundial. Características como ciclo de produção relativamente curto e alta produtividade por unidade de área conferem o alto valor comercial e grande relevância mundial, especialmente devido à geração de divisas nos países produtores.
Segundo dados da FAO, na produção convencional o cultivo de tomate é realizado em uma área de 5,0 milhões de hectares, com produção de 180 milhões de toneladas, no ano de 2019. O Brasil é o 10° maior produtor mundial de tomate, com 3,9 milhões de toneladas.
Em torno de 63,4% da produção de tomate é destinada ao consumo in natura (tomate de mesa) e 36,6% possui finalidade de processamento de polpa (tomate industrial).
Agricultura orgânica
A agricultura orgânica preconiza a conservação dos recursos naturais, redução do impacto da ação do ser humano no ambiente e o desenvolvimento das espécies sem a adoção de defensivos químicos.
A produção de orgânicos nos últimos anos tem aumentado de forma expressiva no mercado nacional. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Brasil possui em torno de 16.000 produtores orgânicos cadastrados e o segmento movimentou R$ 5.8 bilhões no ano de 2019.
É importante salientar que a maior parte das hortaliças foram domesticadas em países de clima temperado e a partir da introdução no Brasil tiveram que se adaptar às condições edafoclimáticas brasileiras, com maior temperatura, alta umidade e elevada pluviosidade.
O desenvolvimento de cultivares resistentes às pragas e doenças e que sejam adaptadas ao ambiente deve ser uma preocupação constante neste segmento, visando não só o aumento da produtividade, mas especialmente a qualidade fisiológica e sanitária das sementes produzidas no sistema orgânico.
Desafios
Leia mais
Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.