Autora
Martha Cristina Ramos – Engenheira agrônoma, mestra e Doutoranda em Agronomia/Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (UFLA) – marthinha.ramos@yahoo.com.br
A embalagem apropriada para frutas é essencial para manter a qualidade do produto durante o transporte e a comercialização. Além de proteger, a embalagem com recipientes de embarque serve para homogeneizar o produto e permite o seu manuseio. A embalagem deve ser resistente:
Ü Ao manuseio durante a carga e descarga;
Ü À compressão do peso sob outros recipientes;
Ü Ao impacto e à vibração durante o transporte;
Ü À alta umidade durante o pré-resfriamento, o trânsito e o armazenamento.
Atualmente, vários tipos de embalagens são utilizados no comércio da banana no Brasil. Existe uma grande diversidade de caixas para 10, 15, 18, 20, 23 e 25 kg de banana madura, confeccionadas com madeira, duratex (eucatex), plástico ou papelão.
As embalagens atualmente registradas para banana, no Ministério da Agricultura, são apenas de três tipos de torito e uma caixa de papelão. O toritão tem dimensões (comprimento, largura, altura) de 575 x 285 x 350 mm. O torito I tem dimensões de 500 x 350 x 265 mm. O torito II tem dimensões de 500 x 350 x 280 mm. A caixa de papelão oficial tem dimensões de 450 x 286 x 212 mm.
Leia mais
Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.