Em busca da melhor formatação para os profissionais participantes, a SIM ” Semana Internacional da Madeira ” será realizada entre 06 e 11 de março de 2016, em Curitiba (PR), será composta por seis eventos que englobam todo o ciclo industrial da madeira: Lignum Brasil, 2ª Expo Madeira & Construção, Wood Trade Brazil, EBEM (Encontro Brasileiro de Energia da Madeira), EBRAMEM (Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas da Madeira) e SWST (Societyof Wood Science and Technology).
Também será realizada, durante a semana, a Reunião de Associados da ABIMCI (Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente). Os participantes terão acesso a estudos e cases apresentados por palestrantes com ampla experiência em suas áreas de atuação.
O Encontro Brasileiro de Energia da Madeira, que tem organização da Malinovski Eventos e co-promoção do Instituto de Florestas do Paraná, será dividido em quatro blocos: Energia Elétrica da Madeira, Biomassa Florestal, Produtos para Geração de Energia da Madeira e Transformação de Energia da Madeira na Indústria.
Jorge Malinovski, diretor geral da Malinovski Eventos, conta que o Encontro Brasileiro de Energia da Madeira tem como objetivo promover e incentivar o uso da madeira como fonte energética nas indústrias do País. “Buscamos atender a demanda dos profissionais do segmento industrial madeireiro, que procuram por soluções para a redução do custo energético fabril“, acrescenta.
Ainda segundo ele, a expectativa para o Encontro Brasileiro de Energia da Madeira é muito boa. “Temos como objetivo reunir um público especializado que tenha interesse na geração de energia proveniente da madeira, para transmitir conhecimento e sanar dúvidas. Um ponto que percebemos no setor é a falta de conhecimento do público, tanto sobre questões legais como sobre a própria geração de energia. Nossas palestras irão englobar todo o processo de geração de energia, desde temas de legalidade de produção, distribuição e comercialização da energia proveniente da biomassa florestal, a viabilidade, tecnologia e cases de sucesso de empresa que já atuam na área. Estimamos cerca de 200 participantes“, prevê.
Benno Doetzer, diretor-presidente do Instituto de Florestas do Paraná, acredita que o Encontro proporcionará uma visão geral de toda a cadeia florestal voltada para a geração de energia. “A oportunidade de enxergar todo o processo com certeza irá contribuir para a abertura de novas perspectivas de negócios no setor“, acredita.
Para ele, este evento está inserido em um contexto onde a discussão a respeito da geração de energia no país é primordial se existe a pretensão de pensar no crescimento econômico e desenvolvimento social.
O evento tem como público-alvo empresários, técnicos, estudantes, professores, entidades governamentais e demais profissionais que trabalham no segmento energético e madeireiro, assim como interessados em mudar o atual cenário brasileiro e potencializar o uso da energia da madeira.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site: www.energiadamadeira.com.br
Â