Autora
Paula Almeida Nascimento – Engenheira agrônoma, mestra e doutoranda – Universidade Federal de Lavras (UFLA) – paula.alna@yahoo.com.br
Uma série de patógenos assolam a cultura da bananeira. Doenças que atingem os frutos são especialmente prejudiciais e, se não controladas, podem resultar em grandes perdas para os produtores em virtude da má aparência dos frutos, que os tornam impróprios para o mercado.
Métodos alternativos, como barreiras físicas provocadas por ensacamento de cacho, têm sido utilizados por vários bananicultores para evitar danos causados por patógenos nas bananeiras. Este método tem influência direta na antracnose causada por Colletotrichum musae e na doença conhecida como ponta-de-charuto, causada por Verticillium theobromae e Trachysphaera fructigena na banana.
O interessante é que, além do controle dessas doenças, o ensacamento de cachos tem uma série de outras vantagens, como: proteção dos frutos do ataque de pragas como traça-da-bananeira, tripes, abelha arapuá, lagartas e pássaros; proteção contra baixas temperaturas, evitando o efeito do chilling, pois mantém o cacho a uma temperatura mais alta e constante, entre 3 – 5ºC maior do que no exterior, promove redução do intervalo florescimento-colheita, o aumento do diâmetro dos dedos e do peso do cacho.
Ainda, aumenta a velocidade de crescimento e melhora a qualidade geral do fruto, ao reduzir os danos ocorridos por traumas causados por folhas dobradas e por escoras; protege os frutos durante a operação de colheita e durante o transporte do cacho até a casa de embalagem e evita queimaduras no pericarpo.
Assim, o ensacamento dos cachos de banana é utilizado nos cultivos destinados à exportação, justamente por proporcionar grande melhoria na qualidade dos frutos.
Composição
Leia mais
Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.