Pauletti Karllien Rocha
Engenheira agrônoma, mestre em Agronomia e diretora do curso de Agronomia – Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado)
paulettirocha@unicerrado.edu.br
Dentro do cultivo protegido do morango semi-hidropônico ou em substrato, o sistema de irrigação ideal é o gotejamento. O gotejo é um sistema de irrigação localizada que apresenta diversas vantagens, como: economia de água e energia, aplicação de água diretamente nas raízes, melhorando a fitossanidade das plantas, pode ser completamente automatizado, o que reduz a dependência de mão de obra, permite o uso da fertirrigação, que consiste na aplicação de fertilizantes via sistema, entre outras.
Com o gotejamento consegue atingir uma alta uniformidade de aplicação de água, e com isso se tem uma alta eficiência de aplicação. O sistema também diminui a incidência de doenças causadas pelo contato da água com a parte áerea das culturas, todas estas vantagens irão proporcionar um aumento na qualidade e na produtividade das culturas.
O morango
Por ser uma cultura bastante sensível ao déficit hídrico do solo, a prática da irrigação é fundamental para que a cultura alcance altas produtividades e qualidade dos frutos, e para garantir o bom desenvolvimento da cultura, a escolha correta do sistema de irrigação e a quantidade certa de água a ser destinada à cultura são aspectos decisivos.
Atualmente, o sistema de irrigação mais utilizado para o cultivo de morango é o localizado por gotejamento, que se caracteriza por aplicar água diretamente na zona radicular, em pequenas intensidades e com alta frequência (sendo o turno de rega de um a quatro dias), garantindo assim uma umidade do solo na capacidade de campo ou próxima dela.
A aplicação de água é feita por um emissor, o gotejador, que aplica a água em gotas, em um ponto e diretamente na zona radicular da planta. Para uma melhor uniformidade e eficiência da irrigação, é necessário a avaliação de parâmetros que podem afetar a qualidade da irrigação, como a qualidade da água, que poderá causar entupimento dos gotejadores, seja por conta de partículas minerais ou orgânicas.
Para isso, faz-se necessário o uso de sistema de filtragem na captação de água, além de avaliação da qualidade da água a ser utilizada.
Cultivares
Além da questão relacionada à irrigação, um outro fator que influencia no bom desempenho da atividade é a escolha das cultivares, pois há grande influência de fatores climáticos, como a temperatura do ar, a umidade relativa e o fotoperíodo no desenvolvimento da cultura.
O uso de tecnologias na produção, como a adoção de ambientes protegidos e coberturas dos canteiros com plástico também são recursos que proporcionam um melhor desenvolvimento da cultura.
O avanço da pesquisa, no desenvolvimento de novas variedades e no estudo de tecnologias mais adequadas ao cultivo do morango, vem despertando o interesse de produtores de diferentes regiões do País e assim a produção, a área plantada e a produtividade vêm tendo um incremento significativo ao longo dos anos.