Igor dos Reis Oliveira – Graduando em Agronomia – Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – reisigor07@gmail.com
Bianca Cavalcante da Silva – Doutoranda em Agronomia/Produção Vegetal – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCAV/UNESP), Campus de Jaboticabal, SP. – bianca.cavalcante@unesp.br
Krishna de Nazaré Santos de Oliveira – Engenheira agrônoma – Universidade Federal da Amazônia (UFRA), Campus de Capitão Poço – PA – krishna.oliveira14@gmail.com
A cultura do mamoeiro representa uma importante cultura frutícola para o Brasil. Entretanto, a maioria da produção comercial concentra-se, em geral, no plantio de três ou quatro cultivares, as quais são variedades do grupo heterótico Golden, Solo e Sunrise Solo, conhecidas comercialmente como mamão havaí ou papaya, que possui como principal característica o fruto do tipo pequeno, com média 0,6 kg.
Adicionalmente, o segundo grupo de cultivar mais plantado são os híbridos, do tipo heterótico Tainung 01, Formosa e Calimosa, os quais possuem elevado rendimento quando comparado com os híbridos do tipo Solo.
Para Reis et al. (2015), os grupos ‘Formosa’ e ‘Solo’ destacam-se como sendo as cultivares mais exploradas no Brasil. Com referência aos híbridos do grupo ‘Solo’, destacam-se ‘Improved Sunrise Solo Line cv. 72/12’ e ‘Sunrise Solo’, conhecidos como mamão havaí e mamão papaia, respectivamente.
E no grupo ‘Formosa’, destacam-se ‘Tainung n.1’ e ‘Tainung n.2’ (Serrano; Cattaneo, 2010). Nesse sentido, 80% dos pomares comerciais no País são ocupados exclusivamente por variedades do grupo Solo (Ruggiero et al., 2011), as quais são destinadas, principalmente, ao mercado externo, enquanto a outra parte da área plantada é ocupada por híbridos do grupo Formosa, utilizados para o consumo interno.
Grupos
No âmbito comercial, as variedades mais cultivadas são pertencentes aos grupos Solo e Formosa, sendo que as variedades que pertencem ao grupo Solo são cultivadas em diversas regiões do mundo. Isso porque produzem frutos preferíveis para o processo de exportação, com tamanho reduzido.
Por outro lado, os mamões do grupo Formosa são relativamente maiores, comparados ao do grupo Solo, e por isso veem ganhando espaço no mercado interno e externo, sendo perceptível um crescimento considerável nas vendas, de forma especial para o Canadá, Europa e Estados Unidos (Dantas; Oliveira, 2009).
Cenário atual
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