Â
Ivanilson Scalzer
Técnico agrícola e gerente de irrigação da Coopeavi
O híbrido de repolho apresenta melhor aproveitamento de plantas, resistência maior, mais rendimento por área, maior produtividade, resultando em menos perdas finais e, ao mesmo tempo, mercado mais acessível, já que a qualidade do produto atende as exigências dos consumidores finais.
Em algumas regiões do Brasil o plantio de repolho ocorre durante o ano todo, mas o período mais indicado ainda é o inverno.
Manejo dos híbridos
A plantação dos híbridos é feita com um espaçamento menor que os demais repolhos, já que as plantas apresentam um crescimento padronizado. O manejo em geral varia muito de cada tipo de sementes híbridas, pois cada uma tem características peculiares.
Em geral, o espaçamento recomendado para os produtores do Espírito Santo é de 35 por 40 cm.
Mais produtividade
Existe um acréscimo considerável de produtividade no plantio de híbridos, devido ao espaçamento menor e ao crescimento padronizado das plantas. Na região serrana do Espírito Santo, em geral, os produtores já adotaram o híbrido como padrão, e por isso, não há dados recentes de repolhos comuns para comparar com o híbrido.
Opções interessantes
A Coopeavi trabalha com algumas variedades de híbridos. Atualmente, disponibilizamos para os nossos cooperados sementes de híbridos como: Green Valley, Avatar e Musashi.
O Green Valley tem uma coloração verde azulada, precoce, resistente a xanthomonas e a rachadura, com ótimo pós-colheita. Em regiões acima de 600 metros de altitude (região fria) o repolho é plantado durante todo o ano, enquanto em regiões abaixo de 600 metros de altitude (região quente) o semeio é mais indicado para os meses de abril até o dia 15 de julho.
O Musashi também tem características bem parecidas com a variedade Green Valley. Já o Avatar é indicado para regiões frias e quentes, quando o plantio pode ser feito durante todo o ano. No período do verão há um pequeno risco, devido ao calor.
Essa variedade é resistente a xanthomonas, tem coloração verde azulada, é resistente a rachaduras, tem boa “cerosidade“ de folha e é mais resistente no momento do transporte.
Investimento
Para produzir um produto de qualidade há a necessidade de investir em diversas frentes, como mão de obra, fertilizantes, preparo do solo, irrigação, controle sanitário, Equipamentos de Proteção Individual (EPI), caixas para armazenar o produto final e o transporte até um centro de compras, como a Ceasa.
No total, o produtor precisa investir, em média, R$ 7 mil por hectare.
Viabilidade
Em uma boa lavoura de repolho hibrido, o horticultor colhe cerca de três mil caixas por hectare. O produtor tem que vender cada caixa, no mÃnimo, por R$ 5,00. O mercado do repolho é muito instável, há uma variação muito grande de preço da caixa de repolho, e por isso o híbrido ganhou quase 100% do mercado capixaba.
Com uma planta mais homogênea e qualidade padronizada o produtor consegue vender a produção com mais facilidade e a um preço maior.
Â