25.6 C
São Paulo
quarta-feira, janeiro 22, 2025
-Publicidade-
Inicio Mercado Intensificação da automação no campo é objetivo das seguradoras em 2022

Intensificação da automação no campo é objetivo das seguradoras em 2022

Crédito Pixabay

O setor de seguros se consolida na digitalização de processos, principalmente no campo. O agronegócio cresceu 5,8% no último trimestre de 2021, em comparação com o anterior, quando o setor já apresentou avanços, apesar da piora da pandemia àquela altura. Pandemia, inclusive, que foi uma das causas dessa mudança.

Grande parte dos resultados positivos se deve ao investimento em tecnologia. A velocidade de implementação de inovações no setor tem trazido aumento na produtividade e na eficiência dos processos. Novas tecnologias e soluções aprimoradas devem contribuir ainda mais para o alcance de uma agricultura digital, segundo o estudo Agricultura Digital no Brasil, lançado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

No levantamento, a maioria dos entrevistados ressalta a necessidade cada vez maior do uso das tecnologias digitais para, principalmente, a obtenção de informações e planejamento das atividades da propriedade (67,1%) e o gerenciamento da área rural (59,7%).

Na visão do co-CEO da msg global solutions no Brasil, Frank Dorr, o sucesso desse cuidado com a gestão dependerá, de forma direta, da adoção de modelos operacionais digitais, principalmente no que se refere à área de seguros.

“Muitas empresas já estão investindo em infraestrutura e tecnologias. Destaque para as soluções SAP, que permitem análise dos produtos e até sobre a meta de lucro das instituições, com base em critérios como foco no cliente, agilidade no produto, orquestração do negócio, gestão de força de trabalho, finanças, investimentos e relatórios”, afirma o executivo, cuja empresa é uma das maiores especialistas da Europa na busca de inovações que contemplem o uso de plataformas digitais.

A Financial Services Accelerator (FSA), uma das soluções da msg global solutions, por exemplo, adota a estratégia omnichannel, fornecendo uma experiência simplificada, contínua e personalizada às necessidades das seguradoras.

Seguro no campo
Um dos nichos de atuação da msg no Brasil é o agronegócio. Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), apenas cerca de 20% da área cultivada no Brasil está segurada.

“Esse número destaca as oportunidades potenciais de crescimento que podem ser exploradas nesse segmento. Dada a abrangência territorial e a diversidade do setor agropecuário brasileiro, é provável que as insurtechs e seguradoras tradicionais sigam o modelo de atuação que outros segmentos já vivenciaram – com ações comuns voltadas à aplicação da cultura de seguros nesse segmento”, avalia Frank Dorr.

Vale destacar que o agronegócio responde por mais de 20% do PIB Brasileiro. Além de que, durante os anos de 2018 a 2020, a área total segurada no Brasil passou de 4,6 milhões para expressivos 13,7 milhões de hectares. Um crescimento de mais de 190%. O dado é da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNseg), com base nas estatísticas da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e mostra uma grande área a ser explorada pelas seguradoras.

Sobre a msg global solutions
Fundada em 2008, na Alemanha, a msg global é uma das principais empresas internacionais de consultoria e desenvolvimento. O grupo msg possui mais de 10.000 funcionários, receita de € 1.3 bilhão e operação em 28 países.

Os principais segmentos de atuação da companhia são seguros, bancos e alimentos, petróleo, gás, serviços públicos e manufatura, sendo parceira de destaque Solex da SAP.

Inicio Mercado Intensificação da automação no campo é objetivo das seguradoras em 2022