A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, anuncia o início das operações da sua nova fábrica de celulose, localizada no município de Ortigueira (PR).
A companhia produziu o primeiro fardo de celulose da Unidade Puma no dia 04 de março, já com a certificação FSC® – Forest StewardshipCouncil® (FSC-C129105) na modalidade cadeia de custódia.
O diretor-geral da Klabin, Fabio Schvartsman, explica que o investimento total no projeto foi de R$ 8,5 bilhões, incluindo infraestrutura, impostos e correções contratuais.A Unidade Puma deve gerar cerca de 1,4 mil empregos diretos e indiretos, considerando as atividades industriais e florestais. Sua capacidade de produção será de 1,5 milhão de toneladas de celulose, dos quais 1,1 milhão de toneladas de celulose branqueada de fibra curta (eucalipto) e 400 mil toneladas de celulose branqueada de fibra longa (pinus), parte convertida em celulose fluff, sendo a única unidade industrial do mundo projetada para a produção das três fibras. Mais de 90% da produção total de celulose da nova fábrica já está vendida.