metodologias para o produtor monitorar lavouras, identificar fungos e doenças e também controlar com eficácia aos patógenos, pela adoção de fungicidas específicos.
As doenças mosaico-do-trigo, mal-do-pé, ferrugem-da-folha, oídio, manchas foliares, brusone e giberela, entre outras ocorrências danosas ao trigo, resultantes de bactérias ou vírus, estão descritas no livro acrescidas de gráficos, resultados de estudos a campo e análises técnicas em profundidade.
Os pesquisadores autores detalham ainda técnicas específicas como a produção de sementes indenes, a rotação de culturas e a eliminação de plantas voluntárias; o tratamento de sementes e a pulverização das partes aéreas da planta de trigo.
De acordo com o responsável pela área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino, engenheiro agrônomo José de Freitas, o livro Controle de Doenças do Trigo é uma obra “fundamental para o triticultor ter sucesso na safra”. “O trigo brasileiro se encontra num momento fantástico, impulsionado pelo cenário de mercado interno e por fatores econômicos externos. A obra auxiliará o triticultor a produzir mais e melhor”, resume ele.
Ainda de acordo com Freitas, a Sipcam Nichino se posiciona hoje entre as empresas líderes no fornecimento de soluções de suporte fitossanitário à triticultura nacional. Segundo ele, a companhia produz e distribui um amplo portfólio de agroquímicos, do qual fazem parte os fungicidas Domark® Excell, Fezan® Gold e Support® WG e o inseticida Takumi®.
Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.
O livro Controle de Doenças do Trigo está disponível para download em pdf, gratuito, no link: http://institutoagris.com.br/controle-de-doencas-do-trigo-2/