Júlio César Ribeiro – Engenheiro agrônomo e doutor em Agronomia/Ciência do Solo – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – jcragronomo@gmail.com
Andreia Laurindo de Almeida Gomes – Graduanda em Engenheira Agronômica – UFRRJ – andreialaur12@gmail.com

A melancia pertence à família das cucurbitáceas, sendo uma planta anual, de crescimento rasteiro, que é cultivada a nível nacional, tanto em condições de sequeiro como também sob irrigação.
A produção média brasileira de melancia, de acordo com o IBGE (2019), corresponde a 2.278.186 toneladas, colhidas em uma área de 98.489 hectares. No País, é cultivada principalmente na região nordeste, em decorrência das condições climáticas com elevada luminosidade e temperaturas propícias ao seu desenvolvimento, apresentando 40.876 hectares de área colhida, com uma produção de 796.967 toneladas.
Destacam-se os Estados do Rio Grande do Norte com 391.528 toneladas, Bahia com 167.337 toneladas e Pernambuco com 97.975 toneladas, que juntos somam 82,41% da produção regional. No entanto, outros Estados têm entrado no cultivo, como por exemplo, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Goiás.
Em termos mundiais, a produtividade média brasileira de melancia (21,97 t ha-1) está bem abaixo da média mundial (28,16 t ha-1) (FAO, 2018), evidenciando a necessidade no desenvolvimento e investimentos em novas pesquisas, visando reduzir as dificuldades do sistema produtivo que desfavorecem a produção como um todo.
Potencial de mercado
A não utilização de tecnologias simples, como por exemplo a irrigação, tem impactado na produtividade em algumas regiões do País. O cultivo irrigado proporciona uma melhor produtividade, permitindo ao produtor fornecer um produto de melhor qualidade ao mercado, principalmente em épocas de menor oferta, quando os preços estão mais elevados, aumentado a lucratividade.
Outras tecnologias vantajosas ao cultivo, que possibilitam elevadas produtividades e, consequentemente, maior retorno financeiro, são a fertirrigação, utilização de plantas híbridas, mulching e manta agrotêxtil.
A fertirrigação é indicada em sistemas produtivos que utilizam sistemas de irrigação, facilitando a implementação da adubação via água de irrigação, e possibilitando assim o fornecimento direto de nutrientes às plantas.
Novidades
Leia mais
Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.