Walleska Silva Torsian – Engenheira agrônoma e doutoranda em Fitotecnia – ESALQ/USP – walleskatorsian@usp.br
Alasse Oliveira da Silva – Engenheiro agrônomo e mestrando em Fitotecnia – ESALQ/USP – alasse.oliveira77@usp.br
Liliane Marques de Sousa – Engenheira agrônoma e mestranda em Fitotecnia – Universidade Federal de Viçosa (UFV) –liliane.engenheira007@gmail.com
O uso de coberturas plásticas de solo é uma técnica conhecida como mulching. Essa cobertura da superfície do solo é utilizada para proteção das plantas, melhorando a produtividade da lavoura e, consequentemente, controlando as plantas daninhas, protegendo as raízes da planta e evitando a erosão do solo causada por chuvas de alta intensidade.
O mulching também tem a função de melhorar a capacidade de retenção de água, disponibilidade de nutrientes e a aeração do solo. O mulching plástico está disponível em diferentes cores e espessuras.
E tornou-se uma prática padrão para os produtores de hortaliças folhosas, tuberosas e frutos, que se beneficiam da redução de lixiviação e da temperatura elevada do solo, que promovem a maturidade precoce da planta.
O cultivo com o mulching plástico oferece muitos benefícios, como ajuste da temperatura do solo em função das necessidades da cultura, alimentos mais limpos, otimiza a quantidade de água utilizada e diminui o uso de defensivos agrícolas.
O caso da cebola
A cebola é uma hortaliça bastante consumida e cultivada no Brasil, ocupando o terceiro lugar de maior expressão econômica, garantindo renda para os produtores rurais. E é crescente a adoção de novas tecnologias para a produção da hortaliça.
O cultivo da cebola é estabelecido pela semeadura direta, pelos chamados ‘bulbilhos’, que são mudas produzidas em bandejas ou mudas de raízes produzidas em sementeiras. A produção de mudas, tanto em canteiros como em sementeiras, atrai fatores abióticos e bióticos que influenciam a produtividade.
No cultivo da cebola, o mulching plástico é uma alternativa para diminuir os impactos de fatores bióticos e abióticos durante a produção da cultura e tem proporcionado excelentes resultados. Alguns produtores demonstraram que o uso da técnica permite obter safras mais saudáveis e produtos de melhor qualidade em menos tempo.
Fitossanidade
Leia mais
Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.