Â
O aumento de áreas degradadas ou com baixa produtividade faz com que muitos agricultores empreguem a técnica da adubação verde ou cobertura vegetal. E, para facilitar a vida dos adeptos e também iniciantes à prática de adubação verde, a Piraà Sementes inaugura a loja virtual Eco Seeds.
A Eco Seeds é a primeira loja virtual exclusivamente destinada para a comercialização de sementes para adubação verde do Brasil. Uma marca registrada da Sementes PiraÃ, empresa que há mais de 40 anos produz, fornece e fomenta a prática da adubação verde no país. O endereço eletrônico da loja é www.ecoseeds.com.br
Segundo Luís de Sousa, diretor da Join Agro, agência responsável pelo marketing da PiraÃ, a ideia da criação da loja virtual veio para facilitar o acesso às sementes. O principal motivo foi o aumento da demanda de pequenos produtores, agricultura familiar e principalmente para os segmentos de mercados ascendentes como o orgânico, hortaliças e recuperação de pastagens. “Na loja os clientes encontrarão facilidades como a conveniência de comprar em casa, as diversas possibilidades de pagamento e a garantia da Sementes PiraÃ, que além da excelência e qualidade preza pela seleção criteriosa dos produtos“, afirma Sousa.
Dados revelam que menos de 1% do setor agrícola investe em marketing digital. “É algo novo, que ainda por questões de infraestrutura da internet brasileira não está na velocidade que deveria estar. O conteúdo que temos hoje na web sobre agronegócio na sua maioria é relativo a informações, produtos, aulas e cursos, porém, e-commerce como é o caso da Eco Seeds, ainda é algo novo“, conta Sousa.
A Eco Seeds é mais uma atitude de inovação da Sementes PiraÃ. Empresa pioneira no segmento da adubação verde no Brasil.
Importância da adubação verde para o solo e produção
Nessa semana a Reuters reproduziu no Brasil a seguinte informação da agência de notícias oficial Xinhua: mais de 40% das terras agricultáveis da China está em processo de degradação, o que reduz a capacidade de produção de alimentos no país mais populoso do mundo.
Já foi comprovado cientificamente que a prática de adubação verde recupera os solos degradados e protege contra os agentes da erosão e radiação solar, por exemplo, além de uma série de outros benefícios como: o aumento da capacidade de armazenamento de água no solo, controle de nematoides e redução da infestação de ervas daninhas, incidência de pragas e patógenos nas culturas.
Mercados e culturas
A adubação verde é indicada para um leque de culturas, como: algodão, café, cana-de-açúcar, citros, recuperação de pastagens e culturas irrigadas. Um ramo que vem crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo, o dos orgânicos, também tem a adubação verde como parceiro primordial e sustentável.
Estimativas indicam que o mercado de produtos orgânicos deve crescer em torno de 35% só em 2014 ” contra os 22% de 2013 ” e chegar a R$ 2 bilhões.