25.6 C
São Paulo
quinta-feira, janeiro 23, 2025
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Plantio e colheita mecanizada revolucionam produção de HF

Plantio e colheita mecanizada revolucionam produção de HF

 

A STA Máquinas estará na Hortitec apresentando sua linha de máquinas para a mecanização da horticultura

Bruno Masseroni

Diretor comercial da STA Máquinas

 

Fotos STA Máquinas
Fotos STA Máquinas

Uma novidade que chega ao mercado agrícola é o transplantio mecanizado e o plantio de precisão para hortaliças, principalmente alface, repolho cenoura e beterraba. Essa inovação tecnológica traz inúmeros benefícios para os produtores e retorno imediato em redução de custos.

Soluções

Com as transplantadeiras da marca Ferrari é possivel transplantar até 140.000 mudas por dia com somente quatro operadores. Com seu sistema de regulagem é possível plantar diversas culturas com a mesma máquina. Sem dúvida, a transplantadeira traz para o plantio rapidez e uniformidade, além de reduzir o custo associado à mão de obra.

A plantadeira de precisão da marca Inglesa Stanhay é a solução para os plantios de cenoura, beterraba e cebola. A plantadeira opera em linha com espaçamento uniforme entre as sementes. Isso resulta em um plantio sem sementes duplas e com população adequada de plantas. Com a plantadeira o produtor pode reduzir seus gastos com sementes e não necessita de raleio na lavoura.

A colheita mecanizada de hortaliças já é realidade no Brasil, principalmente de cenoura, batata e beterraba. Essa inovação tecnológica agiliza a colheita e reduz custos, substituindo até 80 pessoas no campo.

O transplantio mecanizado de folhosas é uma grande novidade - Fotos STA Máquinas
O transplantio mecanizado de folhosas é uma grande novidade – Fotos STA Máquinas

Vantagens

Entre as vantagens da colheita mecanizada da cenoura, batata, beterraba e cebola estão:

Ãœ Menor dependência de mão de obra, cada vez mais escassa e com riscos de problemas trabalhistas;

Ãœ Garantia de oferta de produtos, pois sem a dependência da mão de obra elimina-se o risco de não ter as pessoas para atender a um determinado pedido;

Ãœ Colheita de quase 100% dos produtos, evitando assim a infestação de doenças e podendo ter um destino com resultado econômico dos tubérculos rejeitados;

Ãœ Sem a dependência da mão de obra o produtor terá mais coragem para crescer, permitindo o aumento de áreas e, consequentemente, ter maior produção.

Manejo

Para iniciar a colheita mecanizada, primeiramente se deve atentar para um bom preparo de solo, um bom canteiroe plantio que permita o ‘entre plantas’ na linha ser inferior a 10 cm (o ideal é 8 cm).

A colhedeira afofa as cenouras/beterrabas, as recolhe pelas folhas, dentro da máquina as folhas das cenouras/beterrabas são quebradas e armazenadas em caixas, em big bags ou transportadas para uma caçamba rebocada por trator ou caminhão. A marca francesa Simon é pioneira na fabricação destas colhedeiras.

Os canteiros devem ser feitos em nível, para evitar que a máquina colha contra os terraços, o espaçamento entrelinhas deve evitar a distância entre plantas superior a 10 cm, pois assim se impede que as esteiras de borracha que suspendem as cenouras ou beterrabas forcem os tubérculos para dentro.

Colheita-mecanizada-de-cenoura-reduz-dependência-de-mão-de-obra-Fotos-STA-Máquinas
Colheita-mecanizada-de-cenoura-reduz-dependência-de-mão-de-obra-Fotos-STA-Máquinas

Agregado do sistema

Um bom preparo de solo é primordial para a operação de plantio e colheita, assim como o canteiro com granulometria em volta da semente de no máximo 3,0 mm é ideal para obter uma excelente uniformidade de germinação e, consequentemente, oestande de plantas, permitindo assim maior uniformidade das cenouras e beterrabas.

A Forigo, marca especializada em preparo de solo para hortaliças, produz um rotocanteirador de rotor duplo que prepara os primeiros 3,0 cm com uma granulometria de até 3,0 mm e o restante do canteiro em dimensões bem maiores, ajudando numa excelente porosidade, e assim permitindo maior velocidade de infiltração de água e reduzindo danos por erosões.

A STA Maquinas é importadora e distribuidora de oito marcas da Europa para o Brasil, dentre elas a Grimme, empresa alemã focada em batata; Simon, empresa francesa voltada para máquinas para cenoura, beterraba e cebola; Stanhay, empresa inglesa que trabalha com plantadeiras de alta precisão de sementes de hortaliças; Bourgoin, empresa francesa especializada em máquinas automotrizes para colheita de milho espiga (milho semente e milho doce), colhedeira de feijão vagem, colhedeira de ervilha fresca;Ferrari, empresa italiana especializada em transplantadeiras de mudas (hortaliças, cana, tabaco, café, etc.);Guaresi, fabricante italiana de colhedeiras de tomate;Briand, empresa francesa especializada em equipamentos para packinghouse de cenoura, batata e beterraba; Soucy, empresa canadense especializada em kits de esteiras de borracha para substituir pneus agrícolas e para diversas operações;Faresin, empresa italiana fabricante de manipuladores e misturadores autopropelidos e a Claas, empresa alemã fabricante de forrageiras e soluções para feno.

Essa matéria você encontra na edição de junho 2016  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

Inicio Revistas Hortifrúti Plantio e colheita mecanizada revolucionam produção de HF