Claudinei Kappes – Engenheiro agrônomo, doutor e pesquisador em Fertilidade do Solo e Adubação – NemaBio Laboratório e Pesquisa Agronômica, Sinop (MT) – claudinei.kappes@nemabio.com.br
Rayane Gabriel da Silva – Engenheira agrônoma, mestre, pesquisadora e nematologista – NemaBio Laboratório e Pesquisa Agronômica – rayane.gabriel@nemabio.com.br
A resposta é simples e direta: nem sempre podemos contar com a sorte! Têm sido frequentes os atrasos no início dos períodos chuvosos e a ocorrência de veranicos, que associados às altas temperaturas durante o ciclo das culturas, geram grandes prejuízos ao produtor.
A produção frequente e manutenção de palhada sobre a superfície do solo, além de tornarem os sistemas de produção mais eficientes no aproveitamento dos recursos naturais e insumos, leva-os a serem mais produtivos e menos sensíveis às intempéries climáticas. De bônus, a palhada propicia inúmeros benefícios agronômicos, os quais serão abordados a seguir.
Manutenção da temperatura do solo
A palhada funciona como isolante térmico, pois impede que os raios solares atinjam diretamente o solo, favorecendo a manutenção da temperatura e, consequentemente, da umidade (menos perda de água por evaporação).
Na Tabela 1 é possível verificar que, em todas as profundidades avaliadas, a palhada de braquiária (Urochloa ruziziensis) manteve a temperatura de um solo argiloso em menores valores, quando comparada à sua ausência. A amplitude térmica na camada de 0 a 8,0 cm foi expressivamente menor sob a presença da braquiária.
Leia mais
Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.