Marcio Funchal
Mestre em Gestão Empresarial, especialista em Planejamento Estratégico e diretor de Consultoria da Consufor
Â
A produção de soja é muito relevante para o agronegócio brasileiro. Desde os anos 60 essa cultura tem passado por uma verdadeira revolução tecnológica, o que fez com que o volume de produção crescesse mais de 10 vezes desde então. Em 2015 o Brasil exportou cerca de 24% da produção nacional de soja (54,3 milhões de toneladas, equivalentes a quase US$ 21 bilhões), e a China se destacou como nosso maior parceiro comercial.
Figura 1 ” Principais destinos da soja exportada pelo Brasil*
* Referente ao volume consolidado de 2015
Fonte: Cálculos da CONSUFOR com base nos dados do MDIC
É natural que cada negociação apresente diferentes preços de exportação. Isso é explicado principalmente pelos seguintes aspectos: cada região produtora do Brasil tem diferentes preços de venda do grão na lavoura; a logÃstica até os portos de embarque varia em cada caso; e porque os preços da commodity variam de acordo com o comprador internacional, entre outros motivos.
A Figura 2 mostra os preços médios de exportação da soja brasileira, por destino, entre os anos de 2011 e 2016. É fácil notar grande variação de preços. Num mesmo ano, cada comprador internacional representa um preço médio ponderado distinto. As variações entre os anos são explicadas pelas condições diversas de mercado em cada período analisado. Ao todo, o Brasil exportou soja para mais de 70 diferentes países nos últimos cinco anos.
É interessante perceber que os preços médios entre os anos de 2011 e 2014 apresentaram uma grande amplitude (variação entre o maior e menor valor). Já nos anos de 2015 e o início de 2016 tem-se, em geral, uma situação de maior uniformidade de preços de exportação.
Consolidando as informações, a Figura 3 sintetiza os preços médios de exportação de soja noBrasil nos últimos anos. Os números nacionais seguem a tendência mundial de redução dos preços decommodities agrícolas, desde meados de 2013.
O ano de 2016 deve ser olhado com cautela, uma vez queos embarques ao exterior ainda estão apenas no início. Ao longo deste ano a amplitude dos preços deveaumentar para patamares mais próximos aos verificados em 2015.
Figura 2 ” Preços médios de exportação de soja no Brasil, por país de destino**
Figura 3 ” SÃntese da evolução dos preços de exportação de soja no Brasil**
* Dados de 2016 consolidados até fevereiro
** Apenas para embarques anuais representativos (acima de 1 mil ton/ano)
Fonte: Cálculos da CONSUFOR com base nos dados do MDIC