AgroBrasília acontece no período de 10 a 14 de maio, em Brasília, e deve receber cerca de 100 mil visitantes e 400 expositores
Vem aí a 9ª edição da AgroBrasília, uma das maiores feiras de agronegócio do Brasil, que tem se destacado como celeiro de inovações e realização de negócios junto às melhores empresas do setor e agricultores em busca de tecnologia.
Organizada pela Cooperativa Agropecuária do Distrito Federal (Coopa-DF), em 2015 a feira foi um sucesso de público, recebendo 98 mil visitantes e 420 expositores, entre empresas e instituições públicas e privadas, associações, sindicatos e cooperativas.
Sucesso de público em todas as edições da AgroBrasília, o Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (EVAF) terá uma área ainda maior na Feira Internacional dos Cerrados. Em 50 mil m² estão localizados 13 circuitos diferentes, como Floricultura, Piscicultura, Olericultura, Avicultura, Apicultura e Pecuária, em que agricultores e trabalhadores rurais assistirão a palestras e conhecerão novas variedades de cultivares, equipamentos e técnicas de manejo voltadas para o trabalho em pequenas propriedades.
Neste ano, o EVAF tem como tema as Inovações Tecnológicas, que serão trabalhadas em todos os circuitos. No campo da horticultura, o carro-chefe são as novas sementes de híbrido e variedades de tomate e pimentão, além de novas práticas de manejo dessas cultivares.
Segundo Névio Guimarães, coordenador do espaço, apresentar novidades para essas culturas é estratégico para o setor, uma vez que a AgroBrasília está localizada próxima ao Núcleo Rural Taquara, região que é considerada polo de produção de pimentão no Brasil, em termos de área plantada, tecnologia aplicada e produtividade. Além disso, o alto valor de mercado e o fato de demandarem as mesmas técnicas de cultivo é um atrativo para o produtor que opta por essas culturas.
Parceiros
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) também estará presente na 9ª edição da AgroBrasília. Uma vitrine tecnológica montada no evento mostrará aos visitantes tecnologias e produtos desenvolvidos pelo órgão e seus parceiros.
Dentre as várias ações que serão trabalhadas destacam-se: O Dia de Campo sobre a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC).
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas estará novamente presente na AgroBrasília, desempenhando um trabalho de orientação junto aos micro e pequenos empreendedores rurais. Ciente de seu importante papel para o desenvolvimento desses produtores, o Sebrae abordará questões como a gestão da propriedade, a partir do entendimento de que a produtividade não é o único fator preponderante para o sucesso do produtor.
Por meio de um esquete teatral e utilizando uma linguagem acessível, serão abordadas técnicas de empreendedorismo e gestão de propriedade, como o controle de gestão financeira, técnicas de venda, exigências legais e formalização da atividade.
O gerente da unidade de atendimento coletivo de agronegócios do SEBRAE-DF, Fernando Neves, ressalta a importância da parceria entre a instituição e a AgroBrasília. “Participar da AgroBrasília é uma forma de estarmos mais próximos dos produtores rurais do Distrito Federal, uma vez que este é um dos principais eventos do agronegócio no Brasil e já entrou para o calendário oficial do DF. Temos aqui, em um único evento, a atenção a todas as necessidades do produtor, desde a busca por tecnologia de produção até o conhecimento necessário para o gerenciamento de uma propriedade rural“.
Eventos
Inaugurando o calendário da AgroBrasília 2016, o tradicional Dia de Campo da Competição de Cultivares foi realizado no dia 04 de março, às 9h, nas margens da BR 251, Km 7, em frente à Coopa-DF.
O evento foi uma oportunidade para produtores rurais, consultores técnicos, empresários e estudantes de agronomia conferirem o desempenho das 30 cultivares de soja, entre RR e RR Intacta. O plantio ocorreu nos dias 13 e 14 de novembro passado e a produtividade desses materiais será divulgada no primeiro dia da feira, 10 de maio.
Fórum Brasileiro de Café Irrigado
Neste ano, a AgroBrasília promoverá o Fórum Brasileiro de Café Irrigado, com vistas a apresentar os principais avanços, oportunidades e benefícios da cafeicultura na região, com ênfase na tecnologia, inovação e pesquisa.
Com o apoio de diversas instituições, o evento pretende abrir espaços de discussão sobre os esforços que vêm sendo realizados na região para a consolidação do desenvolvimento da cafeicultura. Dentre os temas abordados destacam-se o manejo de pragas no cafeeiro irrigado, condições climáticas e suas implicações, perspectivas e mercado para o café do Cerrado e o papel das cooperativas na organização e desenvolvimento da atividade.
Fórum Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono
Com o objetivo de levar informações e inovações tecnológicas de custo acessível a produtores de suínos, o Fórum Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono chega à AgroBrasília2016.
O evento é coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com apoio da Embrapa Suínos e Aves, do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA) e Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).