25.6 C
São Paulo
quarta-feira, janeiro 22, 2025
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Propagação e formação do pomar

Propagação e formação do pomar

Paula Almeida NascimentoDoutoranda em Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (UFLA)paula.alna@yahoo.com.br

Framboesa – Créditos Luciano Ilha

A framboeseira pode ser propagar pelo método da estaquia e micropropagação. A propagação dessa fruteira via sementes não é recomendada, considerando a variabilidade genética e do longo tempo de espera para frutificação.

Estaquia

A estaquia consiste no enraizamento de estacas herbáceas de 15 a 20 cm de comprimento, retiradas da própria lavoura nos meses de maio a julho. Essas estacas devem ser colocadas em tubetes com areia esterilizada e, posteriormente, transplantadas para recipientes maiores contendo substrato, ou elas podem ser colocadas em feixes e enterradas no solo em local sombreado.

Micropropagação

No método de micropropagação, milhares de clones de uma planta são produzidos a partir de uma única célula vegetal somática ou de um pequeno pedaço de tecido vegetal (explante).

Esse método baseia-se nas técnicas da cultura de tecido vegetal in vitro, seguindo os seguintes passos para a produção da muda: pré-tratamento de plantas matrizes (quanto à presença de pragas); coleta do explante; indexação; desinfecção dos explantes; extração de meristemas; estabelecimento in vitro; multiplicação; enraizamento; transplantio em casa de vegetação e aclimatação.

A micropropagação é empregada com sucesso para diversas fruteiras, em função de possibilitar a produção de grande quantidade de mudas sadias a partir de um pequeno volume de material genético, em curto período de tempo e pequeno espaço físico.

Plantio de mudas

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Revistas Hortifrúti Propagação e formação do pomar