25.6 C
São Paulo
quarta-feira, janeiro 22, 2025
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Safra de trigo exige investimento dos produtores

Safra de trigo exige investimento dos produtores

Trigo – Crédito: Shutterstock

O ano de 2021 entrega um excelente cenário para os produtores de trigo e para o mercado brasileiro do cultivo. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção do cereal em 2020/21 terá um aumento de 38%, em comparação à temporada anterior. Somente na região gaúcha, a expectativa é que a produção atinja, aproximadamente, 3,7 milhões de toneladas.

A região Sul centraliza o plantio de trigo nacional, uma vez que seus estados são conhecidos pelas baixas temperaturas e bons índices de chuvas – fatores cruciais para o desenvolvimento do trigo. Durante este ano, com o valor da saca podendo chegar a R$ 90, a área plantada desse cultivo de inverno teve um incremento significativo e, somente no Rio Grande do Sul, cresceu 20%, reforçando a expectativa de maior lucratividade dos produtores. O desempenho do cultivo de trigo no território brasileiro afeta diversas indústrias como, por exemplo, o setor alimentício e de produção de rações. De acordo com a Conab, devido ao crescimento exponencial de produção, estima-se que as importações de trigo da indústria nacional diminua cerca de 9%, acarretando uma queda de demanda pelo produto proveniente da Argentina, o principal exportador do cultivo ao Brasil.

Diante desse contexto, é vital que o produtor tenha cuidados extras com a plantação e utilize produtos de alta qualidade, visando atingir todo o potencial de produtividade esperado para essa safra. A Ubyfol, multinacional brasileira especialista em nutrição vegetal, possui um amplo portfólio de soluções eficientes que garantem melhor desempenho da lavoura.

“A nutrição foliar oferecida pela Ubyfol é de extrema importância para o cultivo de trigo. Nossas soluções, além de complementarem a demanda nutricional da planta, trabalham também em estímulos fisiológicos tornando a planta mais eficiente em aproveitar os nutrientes do solo. Isso contribui para acréscimos de produtividade e maior qualidade do produto colhido”, comenta Renato Oliveira, gerente regional da Ubyfol. “Com a atuação no sistema fisiológico da planta, a nutrição via folha acarreta uma maior assimilação dos macronutrientes presentes no solo como, por exemplo, o nitrogênio, responsável pelo crescimento e pelo desenvolvimento de raízes”, completa Renato.

Dentre as soluções oferecidas pela Ubyfol para o cultivo do trigo, destacam-se o Potamol, fertilizante ideal para as etapas iniciais da lavoura, responsável pelo fornecimento de molibdênio. Este micronutriente trabalha o complexo enzimático responsável pela assimilação do nitrogênio, tornando a planta mais eficiente em aproveitar a adubação de cobertura deste elemento – e o N32 – nitrogênio líquido concentrado, que favorece a máxima absorção e assimilação do nitrogênio pela planta. A tecnologia proporciona o crescimento da planta durante o período vegetativo e favorece o processo de enchimento do grão na fase reprodutiva.

Além disso, a Ubyfol disponibiliza o Kymon Plus – complexo de aminoácidos responsável por aumentar o metabolismo e o desenvolvimento da planta – e o Peso +, solução utilizada no final do ciclo, que contém o balanço nutricional perfeito para o aumento de peso e qualidade do grão. Sobre a Ubyfol
A Ubyfol é uma multinacional brasileira especialista em nutrição vegetal que trabalha no desenvolvimento de produtos especiais, fornecendo macro e micronutrientes para recobrimento de grânulos, tratamento de sementes, mudas e toletes, e aplicações foliares para todas as culturas agrícolas. Fundada em 1985, a empresa atua em todo o território nacional e também no Paraguai e em Portugal. Eleita a melhor empresa de nutrição vegetal do Brasil por diversas instituições independentes, a Ubyfol semeia a valorização humana como cultura empresarial e une esforços para levar ao agricultor soluções eficientes, apoiadas no conhecimento científico e no domínio das tecnologias mais recentes.

Inicio Revistas Grãos Safra de trigo exige investimento dos produtores