28.6 C
São Paulo
quarta-feira, maio 7, 2025
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Vem aí o milho de baixa estatura

Vem aí o milho de baixa estatura

Júlio César Ribeiro
Engenheiro agrônomo e doutor em Agronomia/Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
jcragronomo@gmail.com
João Augusto Dourado Loiola
Graduando em Engenheira Agronômica – UFRRJ
joaoaugustodourado@gmail.com

Um ‘milho de baixa estatura’ que vai transformar a produção do cereal mais importante do mundo, possibilitando um novo sistema de produção. O milho de baixa estatura melhora a estabilidade, incluindo melhor resistência à quebra e tolerância de alojamento do caule, a fim de ajudar a reduzir a perda significativa da safra devido a condições ambientais desafiadoras e clima extremo, incluindo ventos fortes.

O começo

Estudos com cultivares anãs, ou seja, plantas de crescimento curto, começaram logo após a segunda guerra mundial. Um dos primeiros registros indicam o desenvolvimento de uma cultivar de trigo de alta produtividade, que possuía caules com maior diâmetro e menor espaçamento nos entrenós, resistentes ao fenômeno do acamamento, desenvolvida no México na década de 50.
Atualmente, a Bayer está desenvolvendo várias cultivares de milho de crescimento curto, cada uma adaptada às condições da região de cultivo. Uma cultivar tradicional de baixa estatura (“Vitala”) já foi introduzida no México, após anos de pesquisa em Sinaloa.
A tecnologia Vitala, propõe um aumento significativo na produção, sendo um dos componentes desta tecnologia a “baixa estatura” que promete um novo sistema de produção para a cultura do milho, com inúmeros benefícios para o produtor. A parte aérea da cultivar de baixa estatura possui menor espaçamento nos entrenós, colmo com maior diâmetro e, maior crescimento das gemas basais e diminuição do crescimento das gemas apicais.


Benefícios da tecnologia

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Revistas Grãos Vem aí o milho de baixa estatura