VI Congresso Brasileiro de Reflorestamento Ambiental faz compensação de carbono

O plantio das mudas nativas tem o objetivo de neutralizar o carbono emitido durante o evento, a partir do deslocamento do público para o evento, da energia gasta e dos resíduos produzidos.

0
42

O VI Congresso Brasileiro de Reflorestamento Ambiental (VI CBRA), que acontece de 03 a 05 de agosto nas modalidades on line e presencial (Fieb, Salvador/BA), adotou o selo CO2 Free. A ação foi possível por meio da parceria com a Novo Olhar Sustentabilidade que fez o inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do evento e o projeto de compensação dessas emissões. O evento é uma realização da Associação Baiana de Empresas de Base Florestal (ABAF), do Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (CEDAGRO/ES) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

De acordo com a Novo Olhar Sustentabilidade, para neutralizar as emissões (8,09 tCO2) será necessário o plantio de 61 árvores nativas de Mata Atlântica. O plantio das mudas nativas tem o objetivo de neutralizar o carbono emitido durante o evento, a partir do deslocamento do público para o evento, da energia gasta e dos resíduos produzidos.

“Já contamos com a parceria da Bracell na doação dessas mudas e da Sema para o plantio no Parque de Pituaçu que é uma importante área de preservação na capital do estado e possui áreas indicadas para restauração da Mata Atlântica. Na verdade, vamos somar essas 61 mudas ao plantio das 200 árvores que a Bracell e a Sema já estão organizando para o segundo semestre deste ano”, explicou Wilson Andrade, diretor executivo da ABAF. Parceria Bracell e Sema A Bracell, uma das líderes globais na produção de celulose solúvel especial, realizará o plantio de duzentas mudas nativas no Parque de Pituaçu, em Salvador (BA), em ação realizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recurso Hídricos (Inema).

O anúncio foi feito durante o lançamento do Inventário de Gases de Efeito Estufa do Estado da Bahia, pela Sema e o Inema. “Para neutralização desta emissão é necessário o plantio de 14 árvores. Fizemos além, com o apoio da Bracell, serão plantadas 200 árvores de espécies nativas de Mata Atlântica, compensando o total de emissões do evento e garantindo ainda um crédito de carbono de 26,6 toneladas de CO2”, explicou a secretária do Meio Ambiente do Estado da Bahia, Márcia Telles. “Ampliando o quantitativo de mudas plantadas potencializamos o impacto positivo dessa iniciativa na restauração da Mata Atlântica no Parque de Pituaçu, importante bioma da região”, pontua Joedson Silva, coordenador de Meio Ambiente e Certificações da Bracell Bahia.