A Yara anuncia a emissão de R$ 520 milhões em Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) para 26 revendas e cooperativas, voltadas a levar aos produtores rurais de todo o País linhas de financiamento acessíveis para a aquisição de soluções nutricionais. A operação, que foi liquidada em junho, foi estruturada e emitida pela Ecoagro, uma das principais provedoras de recursos para o agronegócio brasileiro e coordenação líder do Banco Alfa. Esta é a quarta vez que a Yara emite este tipo de certificado no Brasil, sendo a maior operação da empresa no mercado brasileiro de capitais. No ano passado, em duas emissões, a companhia emitiu R$ 335 milhões em Certificados de Recebíveis do Agronegócio, também com a liderança do Alfa.
“A matriz de financiamento do agronegócio está mudando e acreditamos que o mercado de capitais é um dos caminhos. A Yara tem o cliente em seu foco de atuação e busca sempre oferecer um portfólio completo e novas formas de se relacionar com a empresa, assim como linhas de financiamento e condições para que os produtores rurais tenham acesso facilitado às soluções”, disse Pedro Machado, gerente sênior de Finanças da Yara Brasil.
Os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) são títulos de renda fixa lastreados em recebíveis originados de negócios entre produtores rurais (ou de suas cooperativas). Os CRAs cobrem financiamentos ou empréstimos relacionados à produção e à comercialização de produtos, insumos agropecuários e máquinas utilizados na produção agropecuária.
Segundo Augusto Martins, diretor-executivo de Corporate & Investment Banking do Alfa, esta nova operação consolida a relevância do Alfa na estruturação de operações inovadoras e bem-sucedidas no segmento de capitais. “Além disso, demonstra ainda o reconhecimento de clientes importantes, como a Yara, que já está em sua quarta operação conosco, ao trabalho personalizado e alinhado às estratégias e objetivos de cada cliente que o Alfa desenvolve”, ressalta o executivo.
De acordo com Milton Menten, sócio-executivo da Ecoagro, essa ação financeira reforça a importância da Ecoagro na captação de recursos para garantir o fornecimento de insumos para o Agronegócio, assim como a credibilidade da Yara refletida na confiança dos investidores. “É mais uma prova da transformação do agronegócio brasileiro, cada vez mais atrativo para investidores e mais aberto a novas frentes de negócios”, afirma.